Melhores táticas, melhor estratégia na prática espiritual

Feliz dia para os senhores, amigos!
E o senhor certamente sabe que, na guerra e em outros lugares, há uma distinção entre “estratégia” e “tática”. A estratégia é o plano geral e de longo prazo para atingir um objetivo. As táticas são os esforços imediatos e de curto prazo que o senhor faz para promover a estratégia.
Isso se aplica tanto à prática espiritual quanto a qualquer outra coisa.
Qual é a melhor tática?
Em minha experiência, a melhor tática é fazer de tudo para obter paz, alegria, conexão, pertencimento e verdadeira clareza; viver o mais profunda e plenamente possível neste momento, no momento seguinte e no momento seguinte; amar a vida com um coração cheio de gratidão e aceitar de todo o coração quaisquer circunstâncias que a vida ofereça – e, em seguida, com grande vigor e determinação para trabalhar e deixar ir quaisquer fantasias infelizes que o sistema de sobrevivência despeje na mente em resposta. Buscar a glória causará uma reação na mente condicionada e a exporá à consciência, o que é bom e útil. Com essa abordagem, a mente condicionada deve permitir que desfrutemos de nossas vidas com gratidão ou deve resistir e se expor à aniquilação.
Qual é a melhor estratégia?
Em minha experiência, a melhor estratégia é dedicar-se à prática espiritual conforme ensinado pelos sábios antigos e pelos professores iluminados desde então. Para acabar com o sofrimento, todos eles dizem que é bom sentar-se, receber os ensinamentos e praticar em comunidade. No budismo, isso é chamado de Bodhi, Dharma e Sangha. A melhor estratégia é comprometer-se a praticar por toda a vida, dia após dia, não importa como o senhor se sinta, não importa se quer ou não, não importa se parece ou não estar fazendo algum bem, não importa o que as vozes digam… Se praticarmos diligentemente o melhor que pudermos todos os dias, então, dia após dia, o milagre acontecerá. Essa é a “fé sempre em expansão” mencionada na Daily Recollection.
Todos os dias nos esforçamos para ter uma vida profunda, clara e cheia de amor; durante toda a vida, cultivamos o esforço consciente que torna essa vida possível. Essa é uma boa maneira de praticar.
Em paz,
David